Publicado em 24/10/2016

Bahiamido participa do Prêmio Destaque da Odebrecht

Criado em 1992, o Prêmio Destaque foi o programa pioneiro da Rede de Conhecimento da Odebrecht.

0 Prêmio visa registrar, divulgar e incentivar a geração e reutilização de ideias inovadoras desenvolvidas ao longo do ano nos ambientes de atuação da Odebrecht, buscando aumento da produtividade por meio do incentivo a criatividade e a reaplicação do conhecimento, disponibilizando um rico acervo de métodos, processos e boas práticas a serviço de todos as Integrantes da Organização.

Iniciativas como esta, estimulam a inovação e possibilitam a troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre as Integrantes, além de reconhece-los por meio da valorização do seu conhecimento.

Qualquer Integrante da Organização Odebrecht, no Brasil ou no exterior, pode inscrever trabalhos para concorrer ao Prêmio Destaque, sozinho ou em grupo.

Como parte da Odebrecht Agroindustrial, a Bahiamido está participando da edição de 2016 com a inscrição de 3 (três) projetos.

Na categoria Relações com a Comunidade, voltada para as relações entre a Odebrecht e as comunidades no entorno dos seus negócios, as autoras Alana Lobo, Alene Matos e Geiza Souza, descreveram sobre o Plano de Vida e Carreira do Cooperado, ferramenta instituída pela Bahiamido para acompanhar o desenvolvimento dos membros da Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido).

Por meio do Plano de Vida e Carreira é possível determinar o caminho que cada Cooperado terá que seguir para tornar possível o seu desenvolvimento pleno, saindo de uma cultura de subsistência, passando para uma cultura empresarial e chegando ao nível de um Investidor Social.

Na categoria Inovação, voltada para iniciativas provenientes da busca de novas ideias aplicáveis à melhoria de produtividade, processos, produtos e tecnologias, a Bahiamido tem 2 (dois) projetos inscritos.

O projeto “Tapioca Bahiamido – Lançamento do Produto”, desenvolvido por Cristian Konishi e Clayton Galdeano, apresenta o desenvolvimento de um novo produto, a Goma Hidratada para Tapioca, e seus impactos positivos no mix de vendas da Bahiamido e consequentemente em seu faturamento.

tapioca

O projeto “Uso de Célula de Carga no processo de pesagem de raízes de mandioca para remuneração   de   trabalhadores Autônomos”, desenvolvido   pelo   integrante Manoel Oliveira, trata da implementação de uma nova metodologia que mensura e remunera a produção/dia do trabalhador de forma justa, adotando o use de células de carga na pesagem dos bags, o que proporcionou uma redução no custo da tonelada colhida e promoveu um aumento de eficiência no carregamento e transporte das raízes.

celula-de-carga

Os projetos encaminhados para participação no Prêmio Destaque 2016 passarão a integrar o acervo da Organização Odebrecht, ficando disponíveis na íntegra na página do Prêmio Destaque e no Portal Corporativo para consulta e possível reutilização das práticas e ideias nele contidas, em qualquer ambiente da Organização Odebrecht.